PSF Cidade Jardim promove ações de conscientização sobre câncer de mama e de colo de útero

A programação do “Outubro Rosa” nas unidades de saúde de Pindamonhangaba continua com diversas atividades de conscientização. No Cidade Jardim, houve debates, palestras e outras iniciativas.

O grupo de mulheres do PSF Cidade Jardim debateu sobre o uso de plantas medicinais, com abordagem especial sobre a planta ginko biloba (auxilia na memória dentre outros aspectos), dia 3 de outubro, dentro da conscientização contra o câncer de mama e de colo do útero.

No dia 13 de outubro, o grupo de mulheres abordou a utilização de cozinha saudável, como forma de prevenção de doenças e melhorias na qualidade de vida.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba, a orientação e acolhimento às mulheres do bairro é fundamental para difundir as ações de combate ao câncer de colo de útero e câncer de mama.

No dia 20 de outubro haverá caminha rosa e distribuição de panfletos, além de orientações às mulheres que frequentam o PSF Cidade Jardim. A unidade também vai receber palestra sobre arteterapia e uso de práticas artísticas para gerar bem-estar, autoestima e tranquilidade.

Ainda no bairro, a campanha será encerrada dia 26, com o grupo de mulheres recebendo instruções sobre saúde, sexualidade e formas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.

A secretária de Saúde, Ana Cláudia Macedo, elogiou a criação de grupos nas unidades e o trabalho dos profissionais. “Nossa equipe é formada por pessoas de diversas áreas de atuação dentro da saúde pública. Com isso, montamos um time técnico e qualificado para acolher e amparar as mulheres da cidade e oferecer todas as orientações necessárias para prevenção de doenças, tratamento, bem como acolhimento. A Campanha “Outubro Rosa” tem várias formas de atuação, que vão deste as orientações, atendimento com médico, enfermeiros, exames, tratamento. É um ato completo para valorização da vida e respeito às mulheres”, disse Ana Cláudia.

  • Divulgação