Editorial : Quem não está no último lote da restituição foi para malha fina

Nesta semana, a Receita Federal liberou consulta ao último lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física. Os contribuintes que não foram listados agora ou nas liberações anteriores devem acessar o extrato da declaração para identificar os motivos que o levaram à malha fina. Para saber quem está nesta lista, o acesso referente à restituição deve ser obtido pelo site da Receita, no endereço: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp.

A consulta também poderá ser feita pelo telefone 146 ou por meio de tablets e smartphones com os sistemas iOS (Apple) ou Android.

Ser pego pelo ‘Leão’ é bastante comum. Não significa que o contribuinte tenha feito algo de errado ou que tenha agido de má fé. A causa pode ser a simples digitação de um número de documento errado ou se esquecer de declarar algo ou trocar os campos de preenchimento – por fim você está na malha fina ‘amigão’ ou ‘amigona’

Além da multa, tem é que acertar a ‘falha com o imposto’. Na página da Receita www.receita.fazenda.gov.br há mais informações sobre os procedimentos a serem tomados.

Para solucionar o problema não precisa de advogado nem de contador. Na maioria dos casos, consertar o erro é bastante simples e rápido, mas se você sentir insegurança é melhor procurar um contador porque ele já esta habituado com o processo.

Aos premiados no último lote – um verdadeiro 14º salário – parabéns. Aproveite o dinheiro para quitar dívidas e poupar, lembre-se dos gastos com material escolar, IPVA, IPTU, festas de final de ano, etc. Mas, por outro lado, pode obviamente se dar ao luxo neste final de ano e gastar um pouquinho a mais. Afinal de contas o dinheiro será depositado há 15 dias do Natal.

Ou ainda poupar para 2017 ou para o futuro.