Editorial : Recursos hídricos

Utilizar a água com responsabilidade. Esta é a proposta principal das ações do “Dia Mundial da Água” celebrado por todo o mundo em 22 de março (nesta quarta). Instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1992, a data busca ampliar a discussão sobre o tema e ressaltar a importância de se conscientizar as pessoas.

A estimativa da ONU é que, até 2025, cerca de dois terços da população mundial estarão carentes de recursos hídricos, sendo que cerca de 1,8 bilhão enfrentarão severa escassez de água. Ainda segundo dados da Organização, quando o mundo tiver 9 bilhões de habitantes, 7 bilhões enfrentarão a falta do recurso em cerca de 60 países. Exatamente por isso a água já é motivo de conflitos em várias regiões do mundo.

Não adianta “empurrarmos” a nossa obrigação para os outros, para os governantes ou para as empresas responsáveis pelo tratamento e pela distribuição deste recurso. Temos que fazer a nossa parte diariamente.

E só saber que o recurso está escasso não resolve, é preciso economizar e participar de ações concretas de conscientização e de mudança de atitudes desde já.