“Rede de Núcleo” é inaugurada em Pinda nesta quarta-feira

Projeto atenderá comunidades da cidade para o incentivo ao esporte

Colaborou com o
texto: Victor Gobbo

Nesta quarta-feira (15), o projeto “Rede de Núcleo” será lançado na cidade, com apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. O Núcleo atenderá cerca de 250 crianças e jovens em diferentes atividades esportivas e conta com o patrocínio da empresa Novelis.
A iniciativa acontecerá na Escola Municipal Julieta Reale, no bairro Castolira. É um dos programas do Instituto Esporte e Educação – IEE, criado e idealizado pela medalhista olímpica, Ana Moser, que já confirmou sua presença na inauguração.
Nos núcleos IEE, professores e estagiários desenvolvem projetos didáticos e eventos, abrangendo modalidades esportivas e educativas diversificadas, com o intuito de ampliar a cultura esportiva dos alunos e favorecer o desenvolvimento de comunidades de baixa renda.
A programação do dia terá início às 14 horas com a chegada dos convidados e boas-vindas. Das 14h30 às 15 horas haverá o pronunciamento das autoridades e a partir das 15h20, o circuito de atividades com os alunos. O encerramento está marcado para as 16h50.
Neste mesmo dia, será realizado um grande circuito de atividades para as crianças da escola, como: oficina de judô, peteca, jogo 35, amarelinha, caracol, twister, dama, labirinto, tiro ao alvo, entre outros.
O projeto está estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, para atender crianças e adolescentes de comunidades, com atividades regulares e contínuas. Os núcleos atendem crianças, jovens e adultos e são considerados referência na comunidade ao redor.
O Núcleo é a continuidade e fruto de uma parceria iniciada em 2013, com a Prefeitura e a Novelis, com o projeto “Formação Continuada para Professores”, que está no seu quinto ano de ação e capacita professores e gestores para o ensino do esporte educacional e o desenvolvimento de Escolas Ativas.