Reformulação no agendamento de transporte de pacientes traz mais segurança e eficácia

Realizar um transporte com mais eficiência, eficácia e segurança. São os objetivos principais da reformulação nos serviços do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) da Prefeitura de Pindamonhangaba. O serviço é responsável por levar pacientes do SUS e seus acompanhantes (quando necessário) para a realização de atendimento médico especializado – em média e alta complexidade – em unidades de saúde cadastradas ou conveniadas ao SUS, em instituições de referência fora de Pindamonhangaba, como Taubaté, São Paulo, Bauru, entre outras.
O transporte de pacientes seguirá o cumprimento das regras de acordo com a Lei Municipal 5677/2014 e Resolução nº. 13 do Ministério da Saúde, de 23/02/2017, ambas disponibilizadas no Setor de Agendamento e internet. O TFD somente irá ocorrer quando esgotados todos os meios de tratamento e realização de exame auxiliar diagnóstico terapêutico no próprio município.
Comprovante de agendamento
Para ter direito ao transporte, o beneficiado precisa ser paciente SUS e apresentar o comprovante de agendamento da instituição em que irá fazer a consulta, exame ou demais procedimentos médicos. A solicitação do transporte deve ser feita no CEM (Centro de Especialidades Médicas).
Para a secretária de saúde, Valéria dos Santos, “a medida é para dar mais segurança ao próprio usuário durante o transporte”, explica. Além disso, com a reorganização, algumas melhorias já foram implantadas, buscando trazer mais conforto à população e melhores condições de trabalho à equipe. “Agora, eles ficam em uma sala arejada e os pacientes não precisam mais ficar aguardando o atendimento ao ar livre, mas sim, sentados enquanto esperam sua vez. Além de ser atendidos por meio de senha”, conta.
Direito a
acompanhante
Alguns pacientes têm direito a acompanhante. São eles: menores de 18 ou maiores de 60 anos, pessoas com deficiências ou que tenham exigência médica de acompanhamento. O beneficiado e o acompanhante recebem ajuda de custo para alimentação, para referências acima de 50 km, bem como pernoite (se for o caso).
Capacitação e
humanização
Buscando aumentar ainda mais o cuidado e atenção ao paciente, os atendentes passaram por treinamento do sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). Além disso, agora há um funcionário que liga para os pacientes confirmando o transporte, o horário e o local. Tudo isso para que o próprio paciente não tenha que ligar para o transporte, como era feito antes.
O Centro de Especialidades Médicas fica na rua Dr. Frederico Machado, no Centro.