Proseando : Restos Mortais

Alberto Wladimir Cardoso acertou (às 8h28) o nome da menina que foi levada ao circo: Aureliana. Agora é a sua vez de acertar. Qual o nome do cavalo de Tião? Dica: galope pelos países citados pelo marido.
Se você for a primeira pessoa a enviar a resposta certa ao WhatsApp 99735-0611, ganhará um livro surpresa.

A viagem estava marcada desde o ano passado. Finalmente, depois de muita economia, iriam atravessar o Atlântico para comemorarem bodas de madeira. Estavam muito felizes. Muito? Nem tanto. Como ele poderia adivinhar que a sogra resolveria morrer na antevéspera da viagem?
A esposa chorou, se descabelou, tentou desfazer as malas, mas o marido a impediu.
— A Europa fará bem a você, meu amor. Você sempre quis conhecer França, Romênia, Inglaterra, Espanha, Itália, Rússia, Argentina…
— Argentina não fica na Europa – soluçou ela.
— Você sabe que eu nunca fui bom de Geometria.
— Geografia.
Depois de muito insistir, conseguiu convencê-la de que não mudaria nada ficar ali lamentando a morte da mãe, reduzida a uma urna estufadade cinzas. A sogra era gorda, muito gorda.
A sogra e o irmão da sogra combinaram guardar as cinzas de quem morresse primeiro. Para quê? Sinceramente, não sei.
— Você jura que Tião vai entregar mamãe inteirinha ao tio Estrogonofe?
— Juro. Tião faz tudo que peço a ele. E faz tudo bem feito. E outra, ele sabe onde mora o Estrogonofe.
Tião era amigo de infância, homem simples do campo, sempre pronto para cumprir tarefas desde que ganhasse algum dinheirinho.
— Ocêquéquieu leve essa caxinhainté a otra cidade pro dotôEsgrofonove?
— Estrogonofe.Eu e minha mulher estamos indo agora ao aeroporto. Estamos atrasados. Tenha muito cuidado com essa caixa. Minha sogra está aí dentro, cremada. Entregue ela desse jeitinho.
Tião tirou o chapéu, coçou a cabeça, depois segurou a caixa e disse:
— Tá bão. Já tôinolevá.
Montou no cavalo manco, o único que tinha, e partiu.
— Sei não. Tião parece muito atrapalhado.
— Relaxa, querida. Pedi ao Estrogonofe para nos avisar assim que receber a urna.
Viajaram.
Na noite daquele dia, o tio Estrogonofe entrou em contato com a sobrinha, hospedada no Vidago Palace Hotel.
— Acabei de receber a urna. Tião me contou sobre o percalço no caminho. Segundo ele, a urna escapuliu do lombo do cavalo e rolou por uma ribanceira. Para recuperá-la o coitado chegou aqui cheio de escoriações. Contou que, com a queda, a urna se abriu e ele viu que estava cheia de cinzas. Falou que a primeira coisa que fará ao ver o seu marido será dizer a ele pra parar de fumar. E sabe o que ele fez assim que chegou aqui na cidade? Jogou fora as cinzas, foi ao supermercado, encheu a urna com creme de leite e a entregou a mim.