Revelando SP apresenta culinária e artesanato estadual

A gastronomia e o artesanato das cidades da região são os principais destaques da edição 2016 do Revelando São Paulo – Festival da Cultura Tradicional Paulista do Vale do Paraíba, que começou na quarta-feira (6) e vai até domingo (10), em São José dos Campos.
Centenas de artistas de todo o Estado de São Paulo participam da festa, com diversos estandes de artesanato. Além disso, o grupos de Congada, Moçambique, Catira, Violeiros, Fanfarras e outras manifestações culturais irão se apresentar durante o evento.
Cada município leva ao Parque da Cidade de São José dos Campos suas receitas tradicionais aos ranchos tropeiros, café caipira e barracas de comidas típicas.
Uma das características do festival é o preço acessível. Um almoço caprichado custa, no máximo, R$ 20 e tem pratos típicos de todas as regiões do Estado, para agradar a todos os paladares.
Alguns pratos têm nomes curiosos, como o Buraco Quente do Bi, de Pariquera-açu, uma tradição com mais de 50 anos que começou com os restos de linguiça que ficavam na chapa e hoje é um atrativo lanche com carnes, linguiça, tomate, pimentão e temperos singulares.
A paçoca tropeira de Pilar do Sul também está presente, preparada no pilão com farinha de milho e carnes.

Vale do Paraíba
Um dos sabores tradicionais do Vale do Paraíba está em Redenção da Serra com a Carne na lata, conservada como os tropeiros e caipiras de antigamente, armazenada junto a banha do porco, acompanhada de Tutu de Feijão, torresmo, carne com batata, arroz e farofa.
Os doces, trazidos por doceiras dos municípios de São João da Boa Vista, Praia Grande e Guaratinguetá, também são destaques e destroem qualquer dieta. Delícias como goiabada cascão, doce de leite, cocada de jaca, casca de limão doce e paçocas são preparadas durante todos os dias do evento, podendo ser saboreadas na hora ou levadas para casa.
O festival conta com uma ampla programação musical, que visa resgatar tradições da cultura paulista.
Todas as atividades são abertas ao público e o festival acontece no Parque da Cidade “Roberto Burle Marx” (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana), das 9h às 21h.Mais informações podem ser encontradas no site www.revelandosaopaulo.org.br.

Imagens: Divulgação
  • Grupos de Congada, Moçambique, Catira, Violeiros, Fanfarras e outras manifestações culturais se apresentam durante o evento
  • Cada município leva suas receitas tradicionais