“Rosa” ensina como utilizar o Dente-de-Leão e Serralha no tratamento medicinal

Colaborou com o texto Jennifer Gonçalves
***
No dia 11 de julho, o Cepic (Centro de Práticas Integrativas e Complementares) realizou o Rosa (Roda de Saberes) sobre as plantas dente-de-leão e serralha. O projeto busca ensinar as pessoas a terem uma alimentação saudável usando Pancs, plantas alimentícias não convencionais.
A dente-de-leão é uma planta rica em vitaminas A, B e C, além de possuir propriedades como potássio, zinco, aminoácidos entre outros. Ela pode ser utilizada para auxiliar nos problemas hepáticos, reumatismo além de ajudar com flatulências e dispepsia e a tensão pré-menstrual, entre outros sintomas. Toda a planta pode ser utilizada e ela deve ser consumida como chá.
Já a serralha possui propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, e pode ajudar no combate das dores reumáticas, anemia carencial, afecções hepáticas e possui ação cicatrizante. A serralha pode ser consumida como chá, vinho e até mesmo refogado.
As pessoas presentes nesta edição do Rosa aprenderam sobre as origens, como cultivar, suas propriedades e diversas receitas.
A próxima planta que será estudada é a araruta, no dia 8 de agosto, às 14 horas. O evento é destinado aos profissionais da saúde e interessados em geral. Para participar, é só comparecer na avenida Albuquerque Lins, 245, na sede do Cepic, em frente ao prédio da Receita Federal.