Saguão da Prefeitura recebe exposição de fotografias

Colaborou com o texto Jennifer Gonçalves
***
Até o dia 30 de junho, o Saguão da Prefeitura de Pindamonhangaba apresenta exposição do Sesc de São José dos Campos com as fotografias de Adilson Machado. São 26 fotografias em cor sépia, e o tema é “Estações Ferroviárias do Vale do Paraíba”.
A exposição foi montada em 1998, como uma encomenda da equipe do Sesc, que buscou representar a importância das estações para as gerações passadas, pois já foram sinônimos de progresso e responsáveis pela fundação de diversas cidades.  “O intuito é retratar um pouco da história da região, e a cultura dos trens que eram o principal meio de locomoção do período”, comenta Denise Ardo Moreira, responsável pelas programações do Sesc de São José.
Já o fotógrafo Adilson, que possui diversos trabalhos em parceria com o Sesc, relembra que o trabalho foi repleto de pesquisa e acrescentou muito ao começo da sua carreira. “A intenção era registrar como estavam as condições das estações, pois elas foram muito importantes para o crescimento da região durante o ciclo do café”, completa.
Os quadros contam as histórias e curiosidades das estações, desde Queluz a Guararema. A estação de Pinda, por exemplo, foi criada em 1877 como uma das linhas originais que ligavam São Paulo – Rio.
As exposições na sede da Prefeitura são organizadas pelo Departamento de Cultura e a visitação pode ser realizada gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Imagens: Divulgação
  • As estações contribuíram diretamente para o desenvolvimento das cidades da região do Vale do Paraíba