Saúde: Alunos do Jardim Regina recebem ação de prevenção a vetores

Colaborou com o texto: Bruna Silva

Na última semana, os alunos da escola municipal Professora Maria Helena Ribeiro Vilela receberam a equipe do ESF (Equipe Saúde da Família) para uma conversa sobre vetores como Aedes aegypti e escorpiões. A ação que envolveu a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde teve como objetivo principal conscientizar as crianças da rede municipal de ensino.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde, agentes do ESF estiveram na escola e conversaram com as crianças sobre o aparecimento de escorpiões no bairro e a ligação do vetor com o lixo espalhado pela região.
Também foi abordado com as crianças, a proliferação do Aedes aegypti e as doenças que ele pode trazer – dengue, Chikungunya, Zika e febre amarela – além do alerta para que todos tomem a vacina contra a febre amarela, as doses de imunização estão disponíveis na unidade de saúde do bairro. Os agentes de saúde também levaram para a escola um recipiente com larvas do mosquito para que as crianças pudessem ver de perto o ambiente em que o vetor se prolifera.
Para os agentes que participaram da ação junto aos alunos, sobretudo, este método foi muito eficaz de abordar os temas de maneira clara e fácil, além de possibilitar que as crianças sejam um meio de conhecimento entre a escola e comunidade.