Secretaria de Saúde realiza atividades de prevenção ao diabetes

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba preparou para esta semana diversas ações para prevenção ao diabetes. O objetivo é fazer com que mais pessoas estejam conscientizadas e façam controle da doença.
Na manhã desta segunda-feira (12), o prédio da Prefeitura recebeu ações de aferição de pressão, teste de glicemia e cálculo de IMC para os funcionários. Já nesta terça-feira (13), a campanha será no Recinto São Vito, em Moreira César, a partir das 8 horas. E na quarta-feira (14), a ação acontece no centro de Pindamonhangaba, na Praça Monsenhor Marcondes, das 9 às 16 horas.
A campanha contra o diabetes em Pindamonhangaba tem parceria com: Etec João Gomes de Araújo, Colégio Tableau, Laboratório Oswaldo Cruz, Clínica Synerclin e Colégio Futura – que colaborarão com atividades como aferição de pressão, glicemia capilar, cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea) e orientação nutricional.
De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura, estas ações serão avaliadas e encaminhadas para Anad/Fenad, para unir as informações ao contexto nacional de avaliações, fazendo parte de futuras ações estratégicas de controle e prevenção ao diabetes, além de possibilitar referências e tratamento adequado aos pacientes da Atenção Básica ou Especializado da Rede SUS (Sistema Único de Saúde).

O que é diabetes?
O diabetes é uma doença caracterizada pela hiperglicemia, isto é, a elevação da glicose no sangue. Pode correr devido a defeitos na secreção ou na ação da insulina, hormônio que é produzido no pâncreas. O Ministério da Saúde enfatiza que o diabetes é uma doença crônica, mas que pode ser evitada, desde que haja hábitos saudáveis, como alimentação adequada e prática de atividades físicas.
Mortalidade causada pela doença
De acordo com o SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), o Brasil registrou um aumento de 12% entre 2010 e 2016 em mortes causadas pelo diabetes. Em 2010 foram 54.877 mortes, e em 2016 61.398 óbitos.