Seleção brasileira feminina de basquete se prepara para a Copa América, em Pinda

Colaborou com o texto: Víctor Belmonte
***
A Seleção Brasileira feminina de basquete está em Pindamonhangaba se preparando para a Copa América de Basquete que acontecerá entre os dias 6 e 13 de agosto, em Buenos Aires, na Argentina.
Das 17 atletas convocadas pelo técnico Carlinhos Lima, 14 estiveram presente na apresentação, que ocorreu na última quinta-feira (13). As jogadoras Érika Cristina e Damires Dantas, que jogam na WNBA (Liga de basquete americana feminina) dependem da permissão de seus clubes para participarem da competição, enquanto a pivô Clarissa está machucada .
A nova parceria da seleção com a Prefeitura de Pindamonhangaba e a Fundação Universitária Cristã (Funvic), visa expandir o esporte, para que os jovens tenham cada vez mais interesse pela modalidade.
As jogadoras, e também a nova comissão técnica, foram apresentadas auditório do Hotel Intercity Pátio Pinda. O time já havia sido anunciado no último dia 7, no Rio de Janeiro.
“É um prazer vestir a camisa da Seleção Brasileira com essa incumbência tão importante que é disputar uma Copa América em que vamos buscar a vaga para o Mundial com muito afinco, que será o nosso maior desafio”, disse o técnico Carlinhos, que destacou: “Canadá, Argentina, Cuba e Porto Rico são os times mais complicados, será uma competição muito difícil”.
A nova seleção tem a média de idade de aproximadamente 28 anos. Há atletas experientes e atletas com menos de 22 anos. A jogadora mais velha da equipe é a única remanescente da conquista da medalha de bronze na olimpíada de Sidney, Kelly Santos, de 37 anos, jogadora do Unissau Basquete, de Recife.
“É um desafio muito grande. Treinar entre 6 e 8 horas diárias, arremessar várias bolas e na hora do jogo não poder errar aquela bola mais importante. O atleta tem que sempre sonhar e acreditar na vitória. Estou em mais um ciclo olímpico”, disse Kelly sobre o que espera de sua 5ª olimpíada na carreira.
A campeã mundial pela Seleção brasileira em 1994, Adrianinha, hoje integrante da comissão técnica falou sobre o grande desafio: “Para mim é muito honroso estar como supervisora da seleção feminina num momento tão difícil. Estou aqui para ajudar as meninas a fazerem o seu melhor, treinando muito para conseguir a vaga para o Mundial”.
A Copa América é a última oportunidade da seleção conseguir vaga para o Mundial, que será disputado no ano que vem, na Espanha.
A seleção treinará em Pinda até o dia 3 de agosto, quando viaja para Argentina. Os treinamentos acontecerão no Centro Esportivo João Carlos de Oliveira (João do Pulo), e também na Funvic. Horários e locais dos treinos são divulgados pela CBB em seu site e abertos para a população prestigiar.

  • Quatorze atletas estiveram presentes na apresentação à imprensa