Seleção deve retornar a Pinda no início de julho

Os judocas da Seleção Olímpica de Judô que treinaram em Pindamonhangaba na semana passada, devem retornar à cidade no início de julho, para mais um ciclo de preparação para as Olimpíadas. Os próximos treinamentos no município estão agendados para os dias 4 a 8 de julho.
Na semana passada, os judocas Felipe Kitadai, Charles Chibana, Alex Pombo, Victor Penalber, Tiago Camilo, Rafael Buzacarini, Rafael Silva e Mayra Aguiar ficaram cinco dias em treino num hotel da cidade. Os atletas foram apoiados por mais 38 judocas e 21 profissionais da comissão técnica.
Todos deixaram Pindamonhangaba na última sexta-feira e voltaram para seus clubes.
Em Pinda, os lutadores realizaram treinos técnicos de tachi waza (luta em pé) e ne waza (luta no chão), além de simulação de lutas (randoris) e exercícios de força e potência comandados pelos técnicos Luiz Shinohara, Fulvio Miyata, Yuko Fujii, Mário Sabino e Moacir Mendes.
Para os judocas, a concentração em Pinda foi muito proveitosa. “O volume de treino foi muito bom e isso, para minha categoria que tem muito volume de luta, é fundamental”, destacou Rafael Buzacarini, que representará o Brasil no peso-meio-pesado.
Nos cinco dias, aconteciam duas sessões diárias de treino. Na primeira parte, eram feitas simulações de combate no mesmo horário em que os atletas lutarão nos Jogos, a partir das 10h. Após os randoris, os treinos seguiam para exercícios de ne waza com os atletas já cansados. Estratégia proposital, de acordo com o técnico Moacir Mendes, que simula melhor a realidade da luta.

  • Tiago Camilo vai pra quarta Olimpíada em busca da terceira medalha