Semana do Meio Ambiente estimula conscientização ambiental

Colaborou com o Texto Jennifer Gonçalves
***
No dia 7 de Junho, no auditório da Prefeitura de Pindamonhangaba, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, ocorreu uma roda de conversa com o tema: Ideias e soluções sobre loteamentos clandestinos e a ameaça que representam a biodiversidade e recursos hídricos, direitos de posse incertos.
O debate foi aberto ao público e se iniciou com sugestões sobre quais medidas a Prefeitura deve tomar em relação aos assuntos tratados. Uma das alternativas propostas foi o investimento em divulgação. “É necessário a confecção de cartazes, e levar o tema à imprensa, para que a população tenha conhecimento sobre o impacto ambiental”, explica a diretora de Meio Ambiente, Silvia Vieira.
A segunda alternativa proposta foi a de estreitar os laços entre a Prefeitura e o Sindicato Rural, para incentivar a população rural a continuar vivendo de atividades agrícolas. A roda de conversa rendeu uma discussão saudável sobre preservação ambiental e terá um novo encontro marcado.
Os eventos comemorativos à Semana do Meio Ambiente começaram no dia 5 de junho e seguiram até o dia 10. A programação contou com diversas palestras, rodas de conversas, oficinas, exposições, trilhas, jogos e dinâmicas, em diversos pontos da cidade. A ideia é despertar a conscientização ambiental, por isso, muitas atividades buscaram incentivar o conhecimento de plantas tradicionais, o uso de hortas orgânicas, além de ensinamentos sobre os animais da região. Houve também a troca de mudas por óleo de cozinha usado, pilhas e baterias inservíveis.
A diretora Silvia Vieira avaliou positivamente a semana. “Foi bem introdutiva, apesar da baixa participação da população, teve uma boa repercussão”. Ela comenta ainda que o intuito de levar uma educação ambiental à população terá continuidade.
A segunda edição do evento Animacao Legal encerrou a semana, com várias atividades desenvolvidas para cães e gatos, e seus donos com o tema de festa junina. A adoção consciente era o principal objetivo, além da doação de mudas e de ração destinada aos animais recolhidos.
A Semana do Meio Ambiente é uma parceria entre a Prefeitura de Pindamonhangaba (Secretaria de Meio Ambiente, Departamento de Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Casa Verde), com o Ibama, ongs, Instituto Florestal, Apta, entre outros.

Imagens: Divulgação
  • O auditório da Prefeitura recebeu uma roda de conversas sobre questões ecológicas ligadas à cidade