“Seminário de Educação Infantil” reúne mais de 470 educadores no Vale do Paraíba

Na última semana, a Fundação Lucia e Pelerson Penido – Flupp realizou a 8ª edição do “Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba – O Infantil é Fundamental”, evento anual que tem como finalidade compartilhar boas práticas na Educação Infantil e possibilitar trocas de conhecimento entre especialistas da área, gestores, professores e estudantes de pedagogia.
O evento, que foi realizado no Centro de Eventos de Aparecida, contou com uma programação bastante variada, com mesa de boas práticas e palestras com especialistas pela manhã, oficinas práticas simultâneas após o almoço e a atração do grupo de música para crianças Parampampam. Temas como “O olhar e a escuta das crianças na constituição de um território educativo”, “Conflitos: problema ou oportunidade?” e “A Construção de uma escola democrática, inclusiva, amorosa e transformadora”, foram abordados junto aos profissionais de 56 escolas, de nove municípios da região.
Esta foi a maior edição realizada nos oito anos de evento. “Conseguimos atingir nosso principal objetivo, o de democratizar o acesso ao conhecimento. Ver nosso evento lotado, com fila de espera, nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo”, comenta Eduarda Penido Dalla Vecchia, diretora-executiva da Flupp. “Queremos promover cada vez mais o acesso dos educadores ao conhecimento. O universo infantil é permeado por curiosidade e constantes descobertas, precisamos fazer nossa parte e permitir o acesso às múltiplas linguagens que podem ser abordadas no dia a dia das crianças”, completa.
Desde 2011, a Flupp conscientiza comunidades escolares e autoridades do Vale do Paraíba sobre a importância de incluir a Primeira Infância na agenda pública, sobretudo no que se refere à melhoria da qualidade da Educação Infantil, atuando na formação de professores e gestores, o apoio a projetos comunitários e de infraestrutura e o apoio na construção de Diretrizes Municipais para a Educação Infantil.