Editorial : Será que desta vez vai surtir efeito???

O Governo anunciou no fim da tarde de ontem uma série de medidas microeconômicas para estimular a criação de empregos, melhorar o ambiente de negócios para empresários e aumentar as condições de crédito dos brasileiros. Ao divulgar as ações, o presidente Michel Temer ressaltou que o crescimento, a produtividade e a desburocratização serão importantes para a “pacificação do país”. Resta saber se terá efeito real sobre a economia.
A criação de um programa de regularização tributária, o incentivo ao crédito imobiliário, trabalhar para reduzir os juros do cartão de crédito e reduzir a multa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o empregador foram algumas das medidas anunciadas pelo presidente. Os projetos que visam “ativar a economia”, nas palavras de Temer, foram pensados pela equipe econômica do governo, mas algumas ainda estão em fase de conclusão.
Nessa hora que a população fica sem entender. Parece que o próprio governo nunca se entende e fica, cada vez mais, empurrando o problema com a barriga.
O incentivo ao crédito imobiliário, segundo o presidente, visa gerar empregos. Já as medidas relacionadas aos cartões de crédito, de acordo com ele, terão “grande repercussão popular”. Temer, entretanto, não detalhou como o governo pretende reduzir os juros do cartão. Segundo ele, a equipe econômica ainda trabalha na proposta.
E é justamete isso que o povo está cansado: as eternas promessas. Embora tenhamos que elogiar a criação e a boa vontade em relações às novas atitudes para alavancar a economia e tirar o Brasil do buraco, temos que continuar cobrando uma mudança realmente significativa.