Serra da Mantiqueira: cursos focam no turismo rural sustentável

Com foco no Turismo Rural Sustentável, cursos buscam valorizar a riqueza natural e cultural do espaço rural com preservação e conservação das áreas de proteção ambiental e consequente investimento para movimentar o turismo nas propriedades. Além de inovar as habilidades e vocações do produtor rural e de sua família.
Destaques para os cursos para qualificação dos produtores do Sindicato Rural de Pindamonhangaba através do instrutor Alexandre da Silva Gomes, do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
O programa tem como objetivo identificar os pontos fortes e fracos para cada uma das oportunidades especificas de cada propriedade, para gerar negócios e satisfação dos turistas; desde a elaboração do projeto; formação de preço; venda dos produtos e serviços; criação de roteiros turísticos; visando à qualidade no atendimento e infraestrutura, aspectos ecológicos evidenciados até organização de eventos.
O programa deste curso composto de dez módulos com aulas teóricas seguidas de práticas teve início em fevereiro – com palestra de conscientização – e finalizará no dia 3 de dezembro deste ano.

Os módulos do programa de turismo rural são:

1. Oportunidades de empreendimento
2. Identidade e cultura
3. Gestão de empreendimentos
4. Atrativos turísticos no meio rural
5. Ponto de vendas de produtos
6. Meios de hospedagem
7. Meios de alimentação
8. Atendimento e encantando o cliente
9. Resgate gastronômico
10. Consolidação do programa