Editorial : “Setembro Amarelo”: o diálogo faz a diferença

Com o objetivo de fazer com que mais pessoas estejam abertas a dialogar sobre a temática e visando criar redes de apoio, a Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba promoverá ações relacionadas ao “Setembro Amarelo” – mês escolhido para reforçar a mobilização social acerca dos transtornos mentais, especialmente a depressão.

Contando com o apoio e a presença do CVV (Centro de Valorização da Vida), o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) da cidade realizará, nesta quinta-feira (5), uma panfletagem com troca de informações e orientações sobre esses transtornos, que, infelizmente, podem levar a problemas de saúde graves ou em fases piores, ao suicídio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a depressão é um transtorno comum em todo o mundo e estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com este mal. Ainda de acordo com a OMS, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano; sendo esta a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

Os números são preocupantes. Por isso, toda orientação e informação adequada vêm somar às ações que buscam minimizar a ‘banalidade’ com que muitos tratam desses casos.

O diálogo e a procura por ajuda profissional são essenciais. Além disso, no Brasil, um grande aliado nessa luta é o Centro de Valorização da Vida, que possui instrutores voluntários – que dão suporte ao usuário – por meio de ligação gratuita para o número “188”. Informe-se, cuide de quem você ama!