Simpósio capacita mais de 400 produtores de leite da região

COLABOROU COM O TEXTO: Joyce Dias
***
Com o objetivo de capacitar técnicos e produtores rurais da região, aconteceu nessa quarta-feira (23) o “II Simpósio de Pecuária Leiteira – Integra Vale”, no Colonial Plaza Hotel. Essa necessidade de capacitação ocorre devido a pecuária leiteira ser o principal segmento agropecuário do Vale do Paraíba, destacando sua liderança na produção estadual de leite.
O presidente da Associação Agropecuária de Guaratinguetá, Thiago Augusto Roque, fala sobre a importância deste evento para os produtores. “É uma excelente oportunidade para eles estarem adquirindo mais conhecimentos, podendo aplicar isso dentro da propriedade e ter aumento de produtividade e qualidade de produção”. Ele ressalta também que no Vale do Paraíba existem mais de dois mil produtores de leite. “São duas mil famílias e isso gera um impacto econômico para a região”, acrescenta.
“Nossa produção já é muito difícil, então, esse simpósio, que aborda questões ligadas à gestão e à tecnologia interessa muito pra gente devido à capacitação”, explica o produtor de leite modernizado de Guaratinguetá, José Inacio Natal, que participou do evento.
O encontro contou com mais de 400 pessoas entre produtores, profissionais e estudantes de várias regiões, como Sul de Minas, Sul Fluminense, Bragantina e Vale do Paraíba. O programação ofereceu aos participantes palestras técnicas e debates sobre as mais novas práticas de manejo do gado leiteiro, além de estratégias de gestão para as propriedades produtoras.
“O maior objetivo do evento é a intercooperação: é juntar os produtores de várias áreas em uma transferência de conhecimento e de tecnologia”, declara o presidente da Comevap, Adauto do Valle Gobo. O evento acontece anualmente e é organizado pela Associação Agropecuária de Guaratinguetá e pelas cooperativas Serramar, Comevap e Cooper.