Nossa Terra Nossa Gente : SÔNIA VELOSO, A ESTRELA DA FESTA!

A avó do Augusto, quando era uma menininha de três anos, veio morar com seus avós, no bairro do Brejão, em Pindamonhangaba. Filha da professora Cidinha Euzébio e de Roberto Veloso, Sônia dividiu a infância vivida na roça com o irmão Duda. Ao completar 13 anos, nasceu a irmã caçula, Fernanda. Menina criada de pé no chão e no lombo de cavalo, apartando vaca, alimentando galinhas, ajudando o avô Zé Euzébio na venda e a avó na produção dos famosos doces da Dona Zizinha, suas memoráveis lembranças desse tempo revelam suas raízes fincadas no chão de nossa terra, entre nossa gente.
As primeiras letras ela aprendeu na escolinha rural do bairro do Brejão. No Externato São José e no Instituto João Gomes de Araújo prosseguiu os estudos, concluindo o Magistério em 1996.Aos 17 anos, a jovem professora já estava no mercado de trabalho, lecionando na ‘Escolinha da Tia Lena’, no próprio ‘Externato’ e na ‘Mário Tavares’. Também foi professora de inglês nas escolas Wizard e no Colégio Spinosa de São Paulo.
Em 2001, assumiu os cargos de professora de inglês e relações públicas dos colégios Progressão e Objetivo de Pindamonhangaba. Após esse período, ela vira o disco da vida após ter cursado Gestão Pública e descobre a potência do seu lado B: sua verve política. Deixa o magistério em proldo cargo de assessorado vereador Abdala Salomão (2009 – 2012) e, na sequência, assume o cargo de relações públicas do Departamento de Cultura (2013 – 2016), propiciando significativas e relevantes contribuições à Princesa do Norte.
De janeiro a janeiro, Sônia Veloso estava nos quatro cantos de Pindamonhangaba promovendo e divulgando a nossa história e a nossa cultura. Sob a sua batuta, tive a feliz oportunidade de apreciar Festivais de Marchinhas, Sertanejo, Poesia e Teatro; encontros de Folia de Reis e outros Grupos Folclóricos;sem mencionar as badaladas programações de aniversário da cidade – vivas a Euterpe! – e as inesquecíveis festividades natalinas!
Em todo canto, lá estava ela – a estrela mais brilhante da festa – com sua presença amorosa e seu carisma imbatível de comunicadora conversando com o público, trazendo a beleza dos eventos programados.
Infelizmente, em 2016, Soninha descobriu ser portadora de uma patologia rara e autoimune, a esclerose sistêmica. Desde então, tem travado uma luta insana em prol da própria vida e da vida de outras pessoas que apresentam a mesma patologia. Articulou-se politicamente com os vereadores Renato Cebola e Rafael Goffi, tendo sido coautora dos projetos de lei que instituíram o Dia Municipal da Conscientização da Esclerodermia (29 de junho) e o de Doenças Raras (último dia defevereiro). Graças a essa ação política, a Secretaria Municipal de Saúde, nas datas estabelecidas, divulga maiores informações sobre a esclerose sistêmicaà população.
Como as estrelas, Sônia Veloso não dorme nem para quieta no céu! É voluntária e relações públicas da Abrapes – Associação Brasileira de Pacientes com Esclerose Sistêmica e Doenças Relacionadas, do Projeto Crescer, do Mãos Solidárias Pinda e, também, de outras instituições que sabem o quanto podem contar com sua luz para tudo!
Ela, o tempo todo, conta com o brilho divino de sua estrela mater – Dona Cidinha Euzébio -, o apoio dos filhos Lucas e Matheus e do neto querido, dos irmãos e dos amigos e, de modo especial, de um ‘cãopanheiro’ que atende pelo nome de Shantie que, durante a entrevista, mostrou ser o melhor guardião que uma estrela pode ter!

  • Créditos da imagem: Divulgação