Tenaris Confab firma contrato de dois anos para obra no Catar

A fábrica Tenaris Confab, de Pindamonhangaba, divulgou aos funcionários no último dia 2, que conseguiu uma nova obra, com duração de quase dois anos para produção de tubos para um gasoduto no Catar, no oriente médio.
Segundo comunicado da empresa, serão 197 mil toneladas de tubos soldados, entre 28 e 38 polegadas de diâmetro, de grande espessura, para serem instalados em local de condições severas na região do golfo pérsico do Catar. O gasoduto terá uma extensão de 328 quilômetros.
A produção de tubos na unidade de Pindamonhangaba terá início em janeiro de 2022 e deverá se estender até agosto de 2023.
O contrato firmado integra o projeto North Field East (NFE), que faz parte do consórcio QatarGas, que prevê ainda outras etapas de produção. Existe a possibilidade de fornecimento de mais 112 quilômetros de tubos, ou 62 mil toneladas, a partir do segundo semestre de 2023.
A direção do Sindicato dos Metalúrgicos comemora a notícia. Em 2020, a empresa chegou a ter 500 funcionários em medidas para evitar demissões, como a suspensão de contrato. Em 2021, esse número ficou bem menor e o programa terminou no dia 25 de agosto.
Segundo o presidente da entidade, André Oliveira, atualmente, não há mais nenhum funcionário em suspensão de contrato nem redução de jornada.
“Foram medidas necessárias. O sindicato teve uma atuação forte na busca de um bom acordo no período mais crítico da produção. Agora a gente já vê uma grande movimentação na usina. A empresa não informou ainda se haverá volume de contratações, mas já é uma grande notícia que deixa a gente muito feliz”, disse.
A Tenaris Confab – unidade Tubos – emprega atualmente cerca de 700 trabalhadores no bairro Cidade Nova, em Pindamonhangaba, na fabricação de tubos de aço para o setor do petróleo.

  • Registro de um ano atrás, quando cerca de 500 funcionários participaram de assembleia - Créditos da imagem: Guilherme Moura