“Time do Emprego” forma mais 70 profissionais para o mercado de trabalho em Pinda

O auditório da Prefeitura de Pindamonhangaba sediou, na terça-feira (4), a cerimônia de formatura de duas turmas dos cursos de capacitação “Time do Emprego”, realizado pela parceria entre a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, do Governo do Estado, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Pindamonhangaba.
O “Time do Emprego” beneficiou um total de 70 trabalhadores desempregados e jovens maiores de 16 anos que estão em busca do primeiro emprego, com a proposta de apoia-los na busca de um lugar no mercado de trabalho.
De acordo com os organizadores do “Time do Emprego”, participar desta capacitação proporciona ao trabalhador preparar-se melhor e ter mais segurança para enfrentar o desafio de encontrar uma colocação de acordo com suas habilidades e competências. No conteúdo da capacitação, são abrangidos temas como: currículo, entrevistas de emprego, testes aplicados, planejamento financeiro, trabalho por conta própria e empreendedorismo.
Durante 12 encontros, os participantes receberam orientações dos facilitadores Sérgio Gritti e Andréa Galvão, através de um conteúdo com atividades em grupo, dinâmicas e troca de experiências que proporcionaram a essas turmas a recolocação de 40% dos participantes no mercado de trabalho.
O facilitador e representante da Sert, Sérgio Gritti, lembrou da importância da capacitação constante. “Estou há 32 anos na Secretaria de Estado e, durante todo este tempo, nunca deixei de me capacitar. E esse é o conselho que dou a todos os profissionais que estão entrando ou se recolocando no mercado de trabalho: que nunca deixem de se aprimorar”, destacou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Marcelo Martuscelli, destacou que Pindamonhangaba está à frente na geração de empregos, comparado às cidades próximas, segundo dados oficiais do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Ele lembrou que, de acordo com números do Caged, Pindamonhangaba apresenta saldo positivo de 947 na variação de empregos, ou seja, diferença entre admissões e demissões, entre janeiro e outubro de 2018. Este número é maior que o de cidades como São José dos Campos, Taubaté, Guaratinguetá e outras cidades da região. “Este índice é reflexo, entre outras ações, do trabalho realizado pela administração municipal na atração de indústrias para a cidade. Temos o interesse de diversas novas indústrias que deverão se instalar na cidade nos próximos meses, o que certamente aumentará ainda mais este índice, por isso, os profissionais que buscam uma chance no mercado de trabalho precisam estar atentos, capacitados e sempre atualizando seus conhecimentos”, comentou.
Os interessados em conhecer o “Time do Emprego” devem procurar o PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador – a partir de janeiro de 2019, quando serão abertas novas turmas. O PAT fica na rua Albuquerque Lins, 138, bairro São Benedito.

  • Capacitação constante é fundamental no mercado de trabalho