Trem turístico da EFCJ é opção de lazer no período das férias

Neste mês de férias, uma ótima oportunidade para se divertir em família é conhecer e apreciar as paisagens do Vale do Paraíba a bordo dos trens da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ). Em Pindamonhangaba, o destaque é o bonde turístico que leva os passageiros até o bairro Piracuama, no pé da Serra da Mantiqueira.
O percurso, sem paradas intermediárias, é de aproximadamente duas horas, ida e volta. O embarque pode ser feito aos sábados, às 13h30, e aos domingos e feriados, às 10 e às 14 horas. O ingresso custa R$ 13.
Outra atração na cidade é o Parque Reino das Águas Claras, localizado às margens do rio Piracuama, no km 17 da via férrea. Construído em 1972, o parque foi decorado com figuras em cerâmica dos personagens da obra literária de Monteiro Lobato, o maior escritor brasileiro de literatura infantil, nascido na vizinha Taubaté. O parque conta com amplo espaço para a realização de piqueniques, em uma área verde de mais de 21 mil m² para o visitante sentir-se em contato com a natureza. Abre de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 17 horas. A entrada custa R$ 10.
Em todas as atrações, não é necessário reserva e crianças menores de cinco anos de idade não pagam, precisando ser transportadas no colo. Mais informações sobre os serviços da EFCJ podem ser consultadas no site www.efcj.sp.gov.br.

  • Em Pinda, automotriz faz viagem até o bairro Piracuama