“Trilhos Pedagógicos: História e Cidadania” retoma viagens educacionais

Através da continuidade do projeto, estudantes de Pinda passeiam pela ferrovia Estrada de Ferro Campos do Jordão e conhecem mais da história local

Celebrando mais um ano de trabalho, o projeto “Trilhos Pedagógicos: História e Cidadania” foi retomado em abril a todo vapor. A iniciativa, bem conhecida pela Rede Municipal de Ensino, teve início em setembro de 2017, buscando reconhecer e valorizar nosso território e patrimônio cultural e histórico, como caminhos férteis para promover o interesse e o desenvolvimento do conhecimento das crianças sobre a própria cidade onde vivem.
A proposta envolve levar conhecimento sobre a história da ferrovia Estrada de Ferro Campos do Jordão e sua influência regional aos alunos do município. Além disso, o passeio turístico apresenta noções práticas a cerca do meio ambiente e dos meios de transportes através de uma viagem em trens quase centenários, com visita à estação ferroviária e a um parque às margens do rio Piracuama, o Reino das Águas Claras.
Para complementar a experiência educacional, quando o projeto completou seu primeiro ano de implementação, os participantes começaram a receber um material paradidático. O folheto ajuda a potencializar a viagem de bondinho com mais dados, ilustrações, informações e atividades sobre o significado do percurso.
Nesta retomada, o “Trilhos Pedagógico” atendeu a escola Prof. Mário de Assis César e a Prof. Lauro Vicente de Azevedo, no dia 10 de abril. A expectativa da organização tem sido, principalmente, fomentar de um jeito divertido, prazeroso e especial as condições necessárias para o aprendizado sobre a história de nossa cidade.
“Neste ano, assim como nos anteriores, a proposta busca atingir milhares de crianças que conhecerão o parque e trabalharão com o material pensado especialmente para os quintos anos. São milhares de crianças que há quase dois anos têm tido mais e mais oportunidades de conhecer as bonitezas de nossa cidade”, celebra o secretário de Educação.
O projeto “Trilhos Pedagógicos” é uma parceria entre a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Direção da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

“É bonito de ver como se divertem alunos e professores durante a visita a um dos locais que marcam a memória de muitas de nossas famílias, que costumavam ir ao Reino das Águas Claras nos dias ensolarados, para aproveitar o rio”

Professor Júlio Valle,
secretário de Educação

  • Passeio de bondinho une lazer e aprendizado
  • Em abril, as escolas: ‘Prof. Mário de Assis César’ e ‘Prof. Lauro Vicente de Azevedo’, participaram do projeto
  • Viagem inclui parada no ‘Reino das Águas Claras’
  • Alunos têm a oportunidade de agregar conhecimento histórico
  • Um dos objetivos da iniciativa é o contato com a trajetória municipal