Turismo rural ganha mais espaço

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) está realizando um mapeamento do turismo rural paulista, no qual mostrará regiões turísticas com destinos e empreendimentos que trabalham no segmento.
A iniciativa envolve gestores públicos municipais das áreas de turismo ou agricultura e surgiu quando se observou uma tendência, devido à pandemia, de buscar destinos rurais e da natureza.
As informações serão utilizadas em materiais de divulgação para veículos de comunicação, canais digitais e em eventos. A Setur pretende lançar até o primeiro semestre de 2021, um guia do Turismo Rural Paulista.
No governo federal existe ação semelhante, dentro de um acordo de cooperação técnica entre os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério do Turismo (Mtur), com o objetivo de promover o fortalecimento da agricultura familiar no turismo rural, por meio de incentivo à comercialização e promoção de produtos e serviços no turismo.
Isso representa outro nicho de mercado, onde pessoas da cidade possam conhecer a vida, a produção e gastronomia na área rural. Entre os impactos positivos da atividade turística podemos citar também a valorização da cultura, a preservação do meio ambiente e integração entre campo e cidade.
Já o turismo gastronômico é outro potencial para o espaço rural, porque aproxima as pessoas da cidade, favorecendo a economia local na criação de negócios e empregos diretos e indiretos.
O turismo rural representa uma oportunidade de ofertar serviços de hospedagem e alimentação, além disso, o turista, muitas vezes, acaba por adquirir produtos artesanais e agropecuários produzidos localmente.