Editorial : Um pouco mais de tensão

Mais de 6 milhões de candidatos fizeram a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2016, segundo informações do MEC. Os resultados, muito aguardados, saíram na última quarta (18), mas nem todo mundo conseguiu ter acesso.

De acordo com informações do próprio Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), um dia depois da liberação, cerca de 20 mil pessoas ainda não tinham conseguido acessar os resultados. A maioria desses alunos faz parte do grupo que realizou o exame na segunda etapa, pois foram impedidos devido às ocupações estudantis dos locais das provas.

Está certo que estudante é acostumado com pressão e com “friozinho na barriga”, mas toda hora também já é desnecessário. A própria escolha de qual faculdade vai cursar já deixa muitos jovens de cabelo em pé. No caso da última edição do Enem, que teve tanta polêmica em relação à data de aplicação da prova, acabou por levantar discórdias entre candidatos e o órgão aplicador da avaliação. Agora para finalizar, vêm os resultados que não são acessados por todos.

Não bastasse tudo isso, o acesso ao site exige paciência e didática, pois o aluno deve confirmar as informações referentes ao seu cadastro (senha; CPF), à sua situação na prova (presente ou ausente) para depois ter acesso às notas. Que são divididas em cinco partes, sendo uma delas a redação, avaliada de 0 a 1.000 pontos. Parece que sociedade do “clik” não tem conseguido resolver tudo em um “clik” não.

Do outro lado, o Inep afirma que “o acesso à Consulta Pública e aos resultados do Enem não foram afetados, em virtude de manutenções. Mas o volume de acessos e problemas técnicos é que causaram dificuldades para alguns participantes acessarem as notas”.

Em suma, mais um pouquinho de ansiedade para o estudante.