Editorial : Uma cidade em desenvolvimento

Mais uma daquelas boas notícias que gostamos de abordar: a vinda de empresas para o município de Pindamonhangaba! Sabemos que novos empreendimentos geram empregos e desenvolvimento para a cidade e consequentemente, para a região.

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, divulgados no último dia 5, a RM Vale apresentou superávit de US$ 4,1 bilhões na balança comercial (de janeiro a outubro): e Pindamonhangaba está entre os melhores resultados do ano na região, com superávit de US$ 295,1 milhões – abaixo de Ilhabela e São José dos Campos – e à frente de Lorena e Caraguatatuba, e de outras cidades que tiveram déficit, como Taubaté, Guaratinguetá, Jacareí, São Sebastião, Cruzeiro e Caçapava. O resultado é fruto de exportações e importações, neste período.

Assim como o superávit, os números oficiais do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) também mostram Pinda à frente na geração de empregos, comparado às cidades próximas, com saldo positivo de 947 na variação de empregos – a diferença entre admissões e demissões –, entre janeiro e outubro de 2018.

Esses números devem ser ainda melhores para 2019, pois, segundo previsão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, duas novas solicitações de doação de áreas serão apresentadas na próxima sessão de Câmara. E no próximo ano existem outras empresas com solicitação de doação de área em andamento.