Editorial : Urbanidades

Urbanidades

Revitalizar é sinônimo de: reanimar, revigorar, reavivar, renovar, vivificar, reviver …
Nesta edição, mostramos que o centro de Pindamonhangaba está recebendo obras de revitalização e ficará mais atrativo e acessível. Na última semana, começou a troca de piso na praça Monsenhor Marcondes e, nos próximos dias, terá início a reforma das calçadas da rua dos Andradas. As obras terão duração de três meses.
Já a obra na praça Monsenhor Marcondes, que já está em andamento, terá cinco fases. Está totalizada em R$ 214 mil e terá foco na acessibilidade do passeio público, com a instalação de piso podotátil e rampas.
O chafariz da praça também está passando por estudo para sua revitalização.
Muitas áreas centrais das cidades médias paulistas estão sofrendo, em vários graus, os impactos do crescimento urbano. Em muitos casos, sem incentivo para uso, chega o abandono, que traz com ele o aumento da criminalidade, desperdício de infraestrutura e desvalorização da região.
Para evitar que isso ocorra, surge uma nova demanda, a de revitalização desses espaços, para que eles possam voltar a desempenhar seu papel para a população.
As cidades, através do poder público, agentes comunitários e empresas privadas, respondem de maneiras diferentes a essa questão, mas é consenso entre as partes que o papel da reurbanização de tais áreas vai além de deixar a cidade mais bonita.
Resgatar a história, a acessibilidade e a beleza de espaços públicos fortalece o mercado e o comércio da região no qual estão inseridos, gera empregos direta ou indiretamente, e ainda cria um ambiente mais agradável para os moradores locais, que certamente ficarão gratos pelo feito.
Por isso, é importante o poder publico e a iniciativa privada unirem-se para que se obtenha os resultados tão importantes para a população. É o que a administração municipal de Pinda está fazendo.