Vale terá representante nas Olimpíadas

A região do Vale do Paraíba terá seu representante entre os judocas que lutarão pelo Brasil nas Olimpíadas. Alex Pombo, de Guaratinguetá, é um dos convocados para os Jogos e, durante o treinamento da seleção olímpica em Pindamonhangaba, na semana passada, ele falou da emoção de poder representar o país. “Trabalhei ao longo dos últimos anos para ser convocado para os Jogos. Precisei superar muita coisa para me dedicar plenamente ao judô, são vários desafios que precisamos enfrentar. Fiquei sem chão quando recebi a notícia. É a realização de um sonho”, disse.
Ele garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos como o melhor brasileiro no ranking mundial da categoria leve (-73 kg) ao fim de maio – período estipulado pela CBJ para a convocação.
“Vou disputar a minha primeira olimpíada. Estou muito feliz com isso, mas quero ainda mais. Não me considero satisfeito ainda. Entrarei na competição buscando a medalha de ouro. Tenho esse novo foco. Quero aproveitar todo esse período de treinamentos para me fortalecer neste novo desafio”, afirmou o judoca.
Alex Pombo retornou para seu clube de origem na sexta-feira (17) e deve voltar a Pinda, para mais um ciclo de treinamentos, juntamente com seus colegas de seleção, no dia 4 de julho.

Expectativa dos judocas para os Jogos é positiva
Há cerca de um mês e meio da competição, a expectativa dos judocas que representarão o Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro é positiva.
Única mulher que treinou em Pindamonhangaba, com o time masculino, a gaúcha Mayra Aguiar, medalha de bronze em Londres (2012), acredita no potencial da equipe e se prepara lutando, inclusive com os homens. “Os meninos já me conhecem e vêm na ‘porrada’, mesmo eu sendo mulher. É importante para eu ficar mais forte, sentir uma pegada no quimono mais dura, como serão as das minhas principais rivais na Olimpíada”, garantiu ela.
Tiago Camilo, o lutador mais experiente do grupo, com duas medalhas olímpicas (prata em 2000 e bronze em 2008), segue para sua quarta Olimpíada com confiança. “Estamos nos dedicando e dando nosso melhor. Lutar no Brasil também faz diferença, porque dá ainda mais vontade de vencer e presentear a torcida”, afirma ele que pode entrar para a história dos Jogos como o primeiro judoca a ganhar medalhas em três categorias diferentes, caso alcance o pódio.

Lutas
As disputas do judô acontecem de 6 a 12 de agosto, na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico

Por conta do ranking mundial, o Brasil vai ter cinco cabeças de chave nos Jogos do Rio, já que os oito primeiros do ranking são separados no sorteio e só lutam entre si a partir das quartas de final. Assim, Sarah Menezes, Érika Miranda, Mayra Aguiar, Victor Penalber e Rafael Silva terão vantagem na chave dos Jogos.
O judô brasileiro é a única modalidade do país a conquistar medalhas em todas as últimas oito edições dos Jogos Olímpicos, desde Los Angeles 1984.

  • Alex Pombo, à direita, treinando defesa de golpe
  • Chibana é uma das esperanças de medalha do Brasil
  • Mayra Aguiar, à esquerda, durante treino em Pinda
  • Alex Pombo, judoca da região, vai competir na categoria leve