Editorial : Vamos falar sobre Imposto de Renda?

A pergunta “o que acontece se eu atrasar ou não declarar o Imposto de Renda?” está entre as principais feitas pelos brasileiros. Afinal, a declaração para o pagamento do tributo é assunto temido, tendo em vista suas graves implicações financeiras. Muito desse sentimento, no entanto, é reflexo da falta de informação.

Assuntos como faixa do imposto e tributos para profissionais liberais costumam aparecer entre os questionamentos. O prazo para a entrega da declaração no ano de 2021já começou e vai até o dia 30 de abril. É importante estar atento para cumprir os prazos.

Nesta edição há uma matéria detalhando as regras e prazos para a declaração e é importante estar atento para cumprir tudo certo porque, se a declaração não for feita corretamente a dor de cabeça é tão grande que você vai achar melhor fazê-la o quanto antes!

Declarar o Imposto de Renda é crucial para manter as obrigações em dia e, principalmente, para evitar problemas com a Receita Federal. Quem não faz isso está sujeito a prejuízos financeiros bem maiores do que o imposto devido.

Caso você atrase a sua declaração de IR, a Receita Federal ainda determina um prazo extra para a entrega das declarações atrasadas. Ou seja, se você não declarar dentro do prazo oficial, poderá ter mais alguns dias para fazê-lo em atraso, mas terá que pagar multa.

Muitos brasileiros questionam-se sobre os impactos de não declarar Imposto de Renda. Por outro lado, são diversos os problemas decorrentes do não cumprimento das exigências fiscais para a saúde financeira pessoal.

Desse modo, é importante agir de acordo com a lei e cumprir as obrigações tributárias, evitando irregularidades no Imposto de Renda e prejuízos financeiros. Vale lembrar ainda que se manter conformidade com as regras vigentes promove uma sociedade melhor para todos.