Vanguarda Literária : VENTURELLI: UMA SAUDADE DO CÃO!!!

O mundo literário brasileiro, em especial, o trovadoresco, perde um dos seus maiores nomes: OTÁVIO VENTURELLI. Nascido no Rio de Janeiro em 21 de fevereiro de 1937, foi um ser humano vitorioso na vida e nas artes, tendo sido laureado centenas de vezes em concursos e, em 1979, recebeu a láurea máxina como trovador: ‘Magnífico-Trovador’ em Nova Friburgo, a “Capital Brasileira da Trova”.
Esse trovador exímio, conhecido como “TROVADOR DA SAUDADE” conseguiu a rara e quase impossível façanha de escrever uma Trova , usando sete vezes a palavra “saudade”. Ei-la:

Saudade, saudade eu tinha,
quanta saudade restou…
saudade, saudade minha,
saudade, saudade eu sou!

Publicou vários livros, entre eles:” Há uma Canção de Amor em cada noite”-sonetos e poesias;” Pequenas rosas de Amor”-Trovas; “ Depois que o sol se foi”-Poesias;”Amo, logo existo”-Trovas e Sonetos. O seu livro” Marcas do tempo” quelançou ao ensejo dos Jogos Floraisde Nova Friburgo em 2013, é um livro maravilhoso no qual, apreciamos os mais belos sonetos que ele escreveu.Ah, as Trovas líricas de VENTURELLI! Quanto encantamento! Que perfeição! Tocava todos os corações! Como esquecer esta, com a qual ele conquistou o título de Magnífico-Trovador?:

Não diga adeus nem brincando,
o adeus é irmão da saudade!
E, alguma ausência escutando
pode pensar que é verdade!

Dedicado à família, esse poeta amado por todos, deixou os filhos: Antonio Carlos, Alexandre e Paulo Eduardo e a doce companheira -trovadora Márcia, que “ foi motivo de incentivo, cuidados e amor”, figura muito querida entre os irmãos -trovadores.sempre presente aos Florais de Nova Friburgo onde residiam.
Foi também Mestre na Arte de fazer amigos. Tinha uma atenção especial para com todos, sobretudo com a minha pessoa e minha esposa Helena, motivo pelo qual somos muito gratos.
VENTURELLI tinha um amor extremo aos cães.Tanto é verdade que, os trovadores mais íntimos ele os denominava “cães“. E os “cães” tinham direito a ritual de sagração! Título vitalício! Tenho a grande honra de ser um deles! Ele falava: “O meu cão mais antigo e predileto (com justa razão!) é o Tadeu (Arlindo Tadeu Hagen, trovador de Juiz de Fora, em gentleman, um dos mais brilhantes e premiados trovadores do Brasil). E tinha mais: o cumprimento inicial dos “cães” com o Mestre era: “AU, AU!”.
VENTURELLI foi fazer trovas e sonetos no céu. Deixou conosco, com sua família e irmãos -trovadores e amigos, em especial os seus “cães” , uma saudade infinda!
MESTRE QUERIDO, AU, AU! AU, AU! AU

  • Otávio Venturelli conquistou o honroso  título de ‘magnífico trovador’ nos  XX Jogos Florais de Nova Friburgo - Créditos da imagem: recantodas letras.com.br