Via Rápida oferece cursos gratuitos para desempregados

Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. O programa já atendeu mais de 220 mil pessoas, em 645 municípios.
Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site do programa. Os documentos necessários são RG e CPF, ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. O nível de escolaridade e idade varia de curso para curso.
Em Pinda, atualmente, desempregados podem se inscrever para o curso de Manipulador de Carnes. O curso tem como objetivo capacitar o trabalhador para conhecer e manipular os diversos tipos de carnes, realizar o corte correto em peças de carnes bovinas e aves, embalar e rotular os cortes de carnes; valorizando a apresentação dos produtos no ponto de venda. Utilizando, para isso, práticas de manipulação e noções básicas de higiene para lidar com alimentos; respeitando normas técnicas, de segurança, higiene e saúde no trabalho
A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Possuem prioridade os candidatos que estejam desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares.
Entre os objetivos do programa estão promover o aumento de competitividade da economia paulista por meio da qualificação e formação profissional dos trabalhadores residentes no Estado; preparar a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho; habilitá-los ao exercício dos seus direitos à cidadania; aumentar a probabilidade de obtenção de trabalho e de geração ou elevação de renda, reduzindo os níveis de desemprego e subemprego; oferecer qualificação profissional de acordo com os postos de trabalho, profissões ou trabalhos em uma ou mais áreas.
As aulas envolvem conhecimentos específicos e são ministradas por profissionais do Centro Paula Souza.
Para mais informações, acesse o site do Programa Via Rápida Emprego.

Imagens: Divulgação
  • Manipulação de carne é o curso oferecido em Pindamonhangaba