Editorial : Visita à Tribuna do Norte

No mês de aniversário do Jornal Tribuna do Norte, profissionais que atuam na produção do jornal, receberam em sua sede a visita de cerca de 20 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Arthur de Andrade, do bairro Cidade Nova, em Pindamonhangaba.

A prática já é comum e, em todos os anos, com visitas agendadas, dezenas de estudantes percorrem o prédio Domingos José Ramos de Mello, onde está localizada a Fundação Dr. João Romeiro – mantenedora do jornal – para conhecerem as estruturas e terem mais informações sobre o funcionamento de um jornal.

Longe dos períodos em que o jornal era produzido por sistema a quente (chumbo) ou à tração humana, numa “Alauzet” – que hoje descansa no Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro I e Dona Leopoldina, em Pindamonhangaba –, o jornal Tribuna do Norte é centenário e, mesmo em meio às tecnologias, adobes e photoshop, desperta a curiosidade nos olhinhos das crianças e aguça o prazer de ensinar dos professores.

O passeio dos pequenos fez parte de um projeto escolar para que os alunos adquiram informações suficientes para, em breve, criar um jornal em sua escola ou comunidade. Além desta visita, os estudantes realizaram um tour pela cidade para conhecer ou revisitar os lugares históricos do município.

Que eles tenham em mente, desde cedo, que a boa curiosidade e as boas perguntas também são combustíveis na busca pela excelência no aprendizado.