“Conferência Municipal Popular de Educação” debate ações conjuntas

Educadores exerceram o direito de discutir temas importantes para a garantia de uma educação de qualidade

“Descobrir potenciais fortes de uma rede municipal firme e comprometida com a garantia da qualidade social da educação” foi um dos resultados da “I Conferência Municipal da Educação” de Pindamonhangaba.

Realizado no último sábado (7), na Faculdade Anhanguera, o evento aconteceu das 8 às 18 horas, e contou com a presença de dezenas de educadores. Durante todo o dia, dividido em grupos menores, os participantes puderam discutir assuntos como inclusão, gestão, transparência, valorização, formação, plano de carreira, entre outras temáticas. O resultado, segundo os próprios envolvidos, “foi enriquecedor”.
“Realizar a conferência amplia nosso horizonte de participação social na avaliação e na tomada de decisões sobre os rumos da educação pública, que tem sido um dos eixos prioritários de ação definidos pelo prefeito que esteve presente no encontro. A participação e o entusiasmo dos envolvidos foram emocionantes”, disse o secretário de Educação e Cultura, Professor Júlio Valle.
Para a diretora Pedagógica e organizadora do evento, a professora Luciana Ferreira, “a Conferência Municipal foi um grande momento de participação democrática da sociedade na discussão dos eixos que abarcam questões essenciais da educação no País. Sentir as pessoas empoderadas, agindo como corresponsáveis nos rumos da educação, conferiu beleza e grandiosidade ao evento.”
Diversas autoridades participaram da conferência, entre elas o prefeito Isael Domingues que reforçou a importância de se pensar em educação de forma coletiva e com responsabilidade.

Eleição dos Delegados

No final do evento, foi realizada a eleição dos Delegados Municipais que representarão o município na Conferência Estadual. São eles:
Representante de setores que defendem a educação pública: Maura Benedita dos Santos Ribeiro (Titular); e Nathali de Paula Garcia da Silva (Suplente);
Representante dos trabalhadores da educação: Márcia Fernandes Lima Silva (Titular), e Tatiane Regina Joana Ferreira dos Santos (Suplente);
Representante dos estudantes: Nathali de Paula Garcia da Silva (Titular), e Maria Cristina da Silva (Suplente);
Representante dos pais/mães/responsáveis pelos (as) alunos (as): Jeferson Leite de Assis (Titular), e Renata Jurema Vieira (Suplente).

 

“Fiquei encantada. Participar ativamente das discussões que visam a garantir a ‘Manutenção e Avaliação do Plano Nacional de Educação’ é um compromisso que todos nós educadores devemos ter. O momento da Plenária foi importantíssimo para que pudéssemos conhecer as temáticas e as discussões dos demais grupos. A palestra ao final também foi extremamente esclarecedora!”

Denise Sannino Marcondes –
professora da Escola Ruth Azevedo Romeiro

“Participei pela 1ª vez da Conape. Foi um momento enriquecedor, de troca de opiniões, sobre o futuro da educação no Brasil. Sugiro que o documento da Conae seja amplamente estudado nas escolas para conhecimento de todos os professores.”

Maura Cristina dos Santos Assis Andrion –
professora da Escola Ruth Azevedo Romeiro

  • Participantes avaliaram como “um momento enriquecedor de troca de opiniões sobre o futuro da educação no Brasil”
  • “Os rumos da educação pública debatido de forma democrática e significativa”
  • Educadores puderam discutir assuntos como inclusão, gestão, transparência, valorização, formação, plano de carreira, entre outras temáticas
  • Palestrante Eduardo Cezar, presidente da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação falou sobre a importância das conferências para consolidação dos sistemas municipais de educação
  • Diversos representantes da educação e da comunidade escolar participaram do evento