Projeto científico de estudantes da região vence competição de tecnologia e sustentabilidade

Os projetos desenvolvidos nas aulas de programação e robótica de um colégio da região, em São José dos Campos, ultrapassaram os muros da escola fazendo, de fato, a diferença para a sociedade. Em uma parceria com o hospital Reger Geriatria, os estudantes levaram um aparelho com tecnologia semelhante a um dispositivo Kinect para auxiliar na terapia ocupacional e fisioterapia de pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), com dificuldades motoras ou demência.
O projeto venceu o “Torneio Greenk Intercolegial”, que aconteceu na última semana. O evento envolveu milhares de alunos de escolas públicas e privadas de São Paulo. A iniciativa dos estudantes do Vale do Paraíba foi única a alcançar a nota dez. O case foi apresentado pelos estudantes Uriel Gonçalves Paiva da Conceição, do 2° Ano do Ensino Médio e Ishan Matheus de Campos Unni, do 1° Ano, a estudantes, educadores e jurados. “Os jurados ficaram surpresos com a consistência da iniciativa como um todo, passando de projeto escolar para algo que, de fato, faz a diferença na sociedade”, afirma Massayuki Yamamoto, consultor de tecnologia e inovação da escola.
Por meio de um dispositivo de reconhecimento de gestos de alta precisão, chamado leapmotion, os movimentos das mãos e dos dedos do paciente são reproduzidos na tela do computador ou TV, permitindo criar exercícios mentais e motores. O idoso já consegue, sob o estímulo dos jogos, se concentrar mais tempo e executar mais repetições dos exercícios.
Para os alunos envolvidos, descobrir novas tecnologias e ver o bem-estar dos idosos é muito estimulante. “Estou feliz por participar desta iniciativa. Sinto que estamos ajudando pessoas, principalmente idosos, se esforçando para se recuperar de doenças debilitantes. O mais importante, além do aprendizado, é conseguir contribuir para que essas pessoas se recuperem ou consigam retardar o aparecimento de doenças”, diz o aluno Uriel Paiva.
A segunda fase do projeto, ainda a ser desenvolvida, consiste em uma casa sensorizada para a segurança de idosos.

  • Por meio de um dispositivo de reconhecimento de gestos de alta precisão, os movimentos das mãos do paciente são reproduzidos na tela, permitindo criar exercícios mentais e motores