Semelp inicia programa de combate à obesidade infantil
A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 41 milhões de crianças com menos de 5 anos estejam acima do peso. De acordo com o IBGE, o índice de obesidade infantil no Brasil faz com que uma a cada três crianças esteja pesando mais que o recomendado.
Atenta a esses números, a Semelp – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Pindamonhangaba está lançando o projeto-piloto de combate à obesidade infantil. Serão aulas de esportes direcionadas e, além das atividades esportivas, os alunos terão acompanhamento com psicólogo e nutricionista voluntários.
As inscrições já estão abertas, mas somente poderão participar crianças de 8 a 12 anos com encaminhamento médico, que deverá ser apresentado para a efetivação da matrícula. Também será necessário apresentar duas fotos 3×4 e cópia do RG ou certidão de nascimento.
As aulas começam no dia 11 de março e serão no Centro Esportivo “João do Pulo”. Haverá, inicialmente, duas turmas, sendo uma às segundas, quartas e sextas-feiras, às 8h30, e outra às terças e quintas-feiras, às 16 horas.
“Doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas consequências da obesidade infantil não tratada. A condição também pode levar a baixa autoestima e depressão nas crianças”, explicou a gestora Priscila Mateus.