EDP divulga balanço da “Operação Verão” no Vale do Paraíba
O verão 2018/2019 registrou aumento expressivo na intensidade dos eventos climáticos. Tempestades curtas, mas com muita severidade trouxeram fortes chuvas, ventos em localidades concentradas e descargas atmosféricas muito mais frequentes do que no ano anterior. Esse cenário gerou um impacto significativo no sistema elétrico da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo.
Em comparação ao verão anterior, no período de dezembro a março, foram registradas 220% mais descargas atmosféricas, aumento de 20% da velocidade média dos ventos e mais 15% no volume de chuvas. Nos dezenove municípios atendidos pela EDP no Vale do Paraíba e Litoral Norte, o contexto climático representou 62% das 74 mil ocorrências atendidas no período. A vegetação projetada na rede por conta dos ventos foi a principal causa de desligamentos, seguido dos raios e chuvas que impactam diretamente os equipamentos do sistema.
Além dos registros destacados, também foram realizados o atendimento com pipas na fiação elétrica, na maioria dos casos, durante as férias escolares, e postes e redes danificados por colisão de veículos.
Focada na garantia do atendimento mais ágil possível para o cliente, a EDP planejou a Operação Verão 2018/2019, lançada em dezembro, com o objetivo de minimizar o impacto do período chuvoso ao fornecimento de energia. Ao todo, foram mobilizados cerca de 1.200 colaboradores, entre engenheiros, eletricistas e gestores, que atuaram continuamente para reconstruir e reconfigurar o sistema elétrico, além de recompor as redes danificadas sempre que necessário. No período, foram repostos 102 mil quilômetros de cabos e trocados 1.605 postes atingidos na área de concessão.
No Brasil, mais de mais de 90% das redes de distribuição de energia são aéreas e estão expostas as intempéries, além de agentes externos como vegetação e outros objetos projetados na rede elétrica. Dos 10 municípios com maior densidade de raios no estado de São Paulo, cinco ficam na área de concessão da EDP. Por isso, o período do verão é tratado com tanta atenção pela companhia.