Editorial : Estudantes protagonistas
Na edição de hoje, mostramos como foi a “Virada Educação”, que discutiu os novos rumos da educação no âmbito municipal. Também apresentamos uma reportagem sobre a escola Sesi Pindamonhangaba que conquistou cinco premiações num congresso científicos com pesquisas desenvolvidas por professores e alunos.
As duas matérias mostram como em nossa cidade, educadores tentam vencer os desafios da Educação do século XXI.
O processo de aprendizagem tradicional, em que o professor repassa um conteúdo pronto para os alunos que nunca foram questionados sobre a vontade de aprender, está em desuso. Hoje, os alunos mantém uma postura ativa fora do contexto escolar e estão totalmente imersos nas transformações e nos avanços tecnológicos. Esses alunos chegam à sala de aula com diversas informações e julgamentos.
No novo processo de educação, as experiências pessoais são consideradas e servem como conteúdo de aprendizado, utilizadas para exemplificar as teorias. O aprendizado passa a ser um processo prazeroso e de descoberta para os alunos, independentemente da faixa etária. Aulas mais participativas, nas quais o estudante seja ouvido e haja interação entre a classe e o professor, possibilitam que o jovem se reconheça como peça fundamental no processo de aprendizagem.
Parabéns aos educadores e, principalmente, aos estudantes de nossa cidade, que aceitam o desafio de se tornarem protagonistas de sua própria história!