41ª Feste termina com grande participação do público
Colaborou com o texto:
Bruna Silva
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, encerrou, no último domingo (17), a 41ª edição do Feste (Festival Nacional de Teatro). O evento durou dez dias com apresentações teatrais gratuitas para diferentes públicos que participou ativamente.
O Feste já se tornou algo tradicional, em Pindamonhangaba, e é aguardado por muitos. Neste ano, o evento contou com seis espetáculos adultos, quatro espetáculos infantis, quatro espetáculos de rua e cinco espetáculos convidados. Além de três workshops que aconteceram no Museu Histórico e Pedagógico, no centro, e no CEU das Artes, em Moreira César.
“O saldo do 41º Feste, de 2019, foi muito positivo, e posso destacar quatro pontos. Primeiro a qualidade das peças de teatros que possibilitou uma diversificação e ao final de cada uma tivemos uma verdadeira aula, dado os estilos apresentados; segundo tivemos um momento emocionante, em que foram lembrados as quatro edições iniciais, com apresentações de trechos de peças do período e também o lançamento de um book com o registro destas edições; terceiro a parceria com instituições como Sescoop e Sesc que qualificam o festival; e por fim tivemos o CEU das Artes como um local totalmente equipado, que pode receber espetáculos em seu auditório”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.
O escritor que fez parte da comissão organizadora do Feste, Victor Narezi, declarou, em rede social, que durante o evento pôde perceber cada vez mais o poder transformador da arte, além da luta política e a necessidade da união social. “As palavras que permearam nossos dias no festival ainda ecoam em mim e sei que em outros tantos que lá compareceram, resistência em várias ‘camadas’. Obrigado a toda equipe do Festival, em nome do secretário de Cultura, Alcemir Palma, da diretora de Cultura, Rebeca Guaragna Guedes, por mais essa. Aos profissionais da curadoria e críticas, aos grupos todos que participaram e abrilhantaram essa edição e ao público pela presença tão significativa”, concluiu.
O objetivo do festival foi de estimular os grupos de teatro em atividade no País, e também de revelar novos talentos e promover o intercâmbio cultural.
Confira os premiados do Feste-2019:
• Categoria Adulto
Melhor espetáculo: (In)Justiça – Cia. de Teatro Heliópolis – São Paulo/SP
Melhor ator: Márcio Douglas – Klaus Empreendimentos Artísticos/La Cascata Cia. Cômica – São José dos Campos/SP
Melhor atriz: Dalma Régia – Cia. de Teatro Heliópolis – São Paulo/SP
Melhor trilha sonora (prêmio especial do júri): (In)Justiça – Cia. de Teatro Heliópolis – São Paulo
• Categoria Infantil
Melhor espetáculo: Existo! – Cia. La Leche – São Paulo/SP
Melhor ator: Não houve
Melhor atriz: Ana Paula Lopez – Cia. La Leche – São Paulo/SP
Pesquisa e criação atoral das atrizes (prêmio especial do júri) – Yaga – Uma História Para Crianças Corajosas – Severina Cia. de Teatro – Pindamonhangaba/SP
• Categoria Rua
Melhor espetáculo: Esquadrão Bombelhaço – Cia. Teatro Palombar – São Paulo/SP
Melhor ator: Walter Cedro – Mamulengo Sem Fronteiras – Brasília/DF
Melhor atriz: Não havia atrizes nesta categoria
Pesquisa e composição estética (prêmio e composição estética): Romeu e Julieta – Cia. Talagadá – Itapira/SP