Inclusão social: além da sala de aula

Fundo Social de Solidariedade participa de atividade inclusiva

Unir lazer, integração e aprendizado em um passeio pra lá de especial. Este é o resultado quando o projeto vai além das diretrizes educacionais e ultrapassa os muros da escola. Quando há nos envolvidos sensibilidade e vontade de fortalecer as atividades inclusivas junto à comunidade.
No último dia 12, alunos do Atendimento Educacional Especializado das Escolas Estaduais Professora Célia Keiko Ikeda e Professor Wilson Pires César de Pindamonhangaba puderam vivenciar essa experiência enriquecedora.
Eles participaram de um city tour de bondinho pela área rural da cidade, parando para um café especial no Restaurante Colmeia. “Fomos muito bem recebidos por todos”, contou a professora Paula Dantas Marques. “A mobilização dos departamentos, no caso deste, representado pelo Fábio, mais uma vez, proporcionou aos alunos da Educação Especial um dia inesquecível. E com a ação conjunta do Fundo Social, pudemos compartilhar momentos de alegria e amizade; e é por isso, que em nome das mães e dos alunos do Atendimento Educacional Especializado eu agradeço a todos, de coração”, disse Paula, reforçando que essas parcerias agregam muito à inclusão social.
“Sempre que possível, realizamos esses passeios com essas turminhas que são muito especiais para nós. Este trabalho que conseguimos realizar é gratificante porque podemos acolher, conviver e aprender muito com alunos e professores”, comentou o guia de Turismo Fábio Vieira. “Eu só tenho a agradecer a todos vocês e principalmente, à Secretaria Municipal de Educação e ao Fundo Social de Solidariedade pela incrível parceria”.

“Ver o sorriso dessas crianças, a alegria e a integração deles e dos seus familiares é incrível. São momentos como esses que fazem valer a pena toda a nossa dedicação e o nosso empenho, cotidianamente. Nós é que agradecemos por mais esta oportunidade!”
 
Cláudia Viera Domingues (Presidente do Fundo Social)

“Agradeço também a atenção que a doutora Cláudia Domingues teve com os alunos e com as mães presentes fazendo com que se sentissem acolhidos. Quero deixar registrado que encontramos em você, Cláudia, uma parceira e companheira que luta com os mesmos objetivos e ideais: que é tentar fazer tudo aquilo que está ao nosso alcance para que pessoas se sintam amadas, respeitadas e valorizadas. A vocês, nossa gratidão!”
– 
Paula Dantas Marques (Professora)

  • O “city tour” do bondinho passou pela área rural de Pindamonhangaba - Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Fundo Social de Solidariedade contribuiu para ação inclusiva - Créditos da imagem: Divulgação
  • ‘Príncipe’ e a ‘Princesa’ de Pinda participaram da atividade e alegraram os estudantes - Créditos da imagem: Divulgação