Editorial : Acolhimento, proteção e cuidado

Acolher. Proteger e cuidar são algumas das funções desempenhadas no Abrigo de Animais de Pindamonhangaba.

De acordo com a prefeitura, atualmente, o local tem 50 cães e 15 gatos que foram recolhidos (considerando os possíveis riscos oferecidos à saúde pública) e hoje estão tratados e aptos para serem adotados.

Ao ser acolhido, o animal recebe vermífugo e vacinação antirrábica. Além disso, a prefeitura vem investindo na terceirização do serviço de castração desses animais com campanhas em diversas regiões do município.

Os abrigos – municipais ou pertencentes às associações sociais – desempenham importante papel em relação à proteção e ao cuidado de animais domésticos como cães e gatos. Embora seja lei: 9.605/98 – com penas revistas em 2019 – ; infelizmente, muitas pessoas ainda maltratam os animais, e cabe a todo cidadão, aos defensores da causa animal e ao serviço público não só acolher e cuidar, como denunciar essas pessoas, buscando a punição e a redução dessas ocorrências.

A médica veterinária e gestora do Abrigo Municipal de Pindamonhangaba afirma que todo o trabalho realizado no local visa “manter o animal em boas condições de saúde, fornecendo alimentação balanceada, com ração adequada à idade do animal, e ainda, dentro da melhor estrutura possível”. Ela relembra as melhorias que o espaço vem recebendo para se transformar no Cepatas (Centro de Proteção e Atendimento aos Animais).