Pinda orienta rede de saúde sobre coronavírus e dengue

A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba realizou na tarde da quinta-feira (5) uma palestra orientativa sobre coronavírus (Covid-19) e dengue, com o médico infectologista Briner Castelli.
O evento foi aberto pela secretária de Saúde, Valéria Santos, e contou também com a presença do diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana e do gerente da Vigilância Epidemiológica, Leonardo Antunes.
Realizada no auditório da Santa Casa de Misericórdia, a palestra reuniu médicos da rede municipal e demais profissionais da saúde, que receberam dados específicos sobre definição de caso suspeito, contaminação, classificação de risco, tratamento e formas de evitar as doenças, além de notificação e condução do protocolo de saúde.
Leonardo Antunes apresentou o mapa da dengue no município, que atualmente conta com 260 casos confirmados e mostrou as regiões com maior números de registros. “Atualmente os bairros localizados próximos à região central concentram quase metade do total dos casos confirmados no município”.
Sobre o coronavírus Covid-19 ressaltou-se sobre os critérios para definição de três situações: casos suspeitos, casos prováveis e casos confirmados (aqueles com critério laboratorial, com resultado positivo ou pelo critério clínico-epidemiológico).
Lembrando que o caso provável se aplica a uma pessoa que teve contato domiciliar de caso confirmado laboratorial e com sintomas e caso suspeito para situação de viajante com febre e pelo menos um sintoma respiratório ou contato próximo com caso suspeito ou confirmado para Covid-19, nos últimos 14 dias e com sintomas.
A Secretaria de Estado da Saúde registrou na segunda-feira (9), dezesseis casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) em São Paulo. Todos estão estáveis, em isolamento domiciliar. São Paulo também registra 176 casos suspeitos e 258 descartados.

  • Créditos da imagem: Divulgação