Final da canoagem terá dois brasileiros
Os brasileiros Luis Carlos Cardoso e Caio Ribeiro voaram na quarta-feira (14) no início das disputas da canoagem velocidade nos Jogos Paralímpicos, no Estádio da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro e conquistaram as vaga na final da modalidade.
Primeiro, o piauiense de Picos acelerou no KL1 e se classificou em primeiro lugar em sua bateria. Depois foi a vez do carioca garantir sua vaga direto na decisão do KL3. Com os resultados, os dois vão participar das finais em suas provas, que acontecem na manhã desta quinta-feira, a partir das 9h (de Brasília).
“Agora é descansar bem a mente para amanhã vir com força total e buscar a medalha para o nosso país. Estou feliz demais. A primeira etapa foi concluída”, falou Luis Carlos, bem cansado após a competição.
“A prova foi tranquila. Eu esperava passar em primeiro na bateria. Mas todos aqui estão brigando pela medalha. Estou focado, sei qual é meu objetivo. Eu sonho, vivo, respiro, como e remo a medalha. Vamos ver em que vai dar esta brincadeira. A raia é mais bonita onde já disputei. É bom estar em casa, as condições aqui são ótimas. Foi divertido”, opinou Caio Ribeiro.
Trata-se da primeira vez em que a canoagem velocidade aparece no programa paralímpico. Os atletas competem em raias de 200m no Estádio da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde ocorreram as provas também nos Jogos Olímpicos. Em eventos nacionais e internacionais fora dos Jogos, a modalidade conta com competições de canoa e de caiaque. Entretanto, na Paralimpíada, há somente provas de caiaque.