Cobrança de DDD na região será extinta no fim de outubro
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu novo prazo para a extinção do DDD entre 38 cidades do Vale do Paraíba. Segundo a agência, a tarifa cobrada nas ligações entre as cidades passa a ser local a partir do dia 30 de outubro.
A data foi fixada por meio de uma resolução que previa prazo de 180 dias para que as empresas mudassem o tipo de cobrança.
Inicialmente, a expectativa da Anatel era de que a cobrança fosse extinta em maio, mas o prazo foi estendido a pedido do Conselho Diretor.
O documento foi publicado em maio e inclui as 38 cidades da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, com exceção de Igaratá, que tem DDD 11. Segundo a Anatel, a mudança está em curso e a data será mantida.
O pedido de mudança na tarifa é uma demanda antiga da região. Desde a criação da RMVale por lei, em janeiro de 2012 os moradores aguardam a mudança da Anatel. Segundo a agência, com a extinção do interurbano entre as cidades, a expectativa é de redução de até 60% nas contas, de acordo com o contrato do usuário.
Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que a ligação interurbana em horário comercial é pelo menos três vezes mais cara que uma ligação local.