Editorial : Zeladoria Urbana

Há algum tempo, a Tribuna do Norte vem noticiando sobre obras de zeladoria na cidade. São diversos serviços pelos quatro cantos do município, que fazem a diferença na paisagem e na vida do cidadão.

Há carências enormes nas cidades brasileiras, e Pindamonhangaba não é diferente dos demais. As demandas se multiplicam em muitas áreas fundamentais, como infratestrutura, saúde, educação e assistência social, por exemplo.

Com o advento da pandemia do Covid 19, as responsabilidades dos municípios têm sido aumentadas e contrastam com a queda das receitas próprias. As transferências de recursos estaduais e federais são insuficientes e a população sente o impacto desta realidade diariamente.

Mas a qualidade de vida das pessoas não depende apenas de grandes obras e programas complexos. Eles são evidentemente fundamentais, porém há um conjunto de ações mais simples e ao alcance da administração municipal, em relação à zeladoria urbana.

Isso remete a serviços como manutenção de calçadas públicas; obras permanentes nas vias públicas, como conserto de buracos e recapeamento; limpeza da cidade; poda de árvores; troca de placas de sinalização, entre outras coisas.

Uma cidade com serviços de manutenção e revitalização constantes fomenta a visitação da população em áreas públicas de uso comum. Ao revitalizar estes espaços, a prefeitura permite que o cidadão tenha uma experiência mais satisfatória ao frequentar localidades públicas e possibilitando uma maior segurança pública.

Uma zeladoria adequada permite que áreas urbanas públicas não entrem em estado de deterioração ou abandono, propiciando até mesmo uma maior segurança sanitária para o município.

Assim, se muitos desses serviços podem parecer “pequenos”, o conjunto deles mostra um município empenhado em construir e preservar uma cidade atraente, bem cuidada e que propricie um ambiente agradável e seguro para os cidadãos, que são seu maior patrimônio.