Movimento Paulista de Segurança no Trânsito faz alerta para idosos

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito – iniciativa lançada em 2015 e inspirada na Década de Ação Pela Segurança Viária (2011 a 2020), estabelecida pela Organização das Nações Unidas para chamar a atenção para a questão da violência no trânsito – aproveitou o Dia Nacional do Idoso, comemorado na terça-feira (27)e fez um alerta aos idosos em relação ao trânsito, dado que o processo natural do envelhecimento (audição, equilíbrio e visão) somado ao fato do aumento de carros e motociclistas nas ruas chama a atenção para um cuidado maior, para as pessoas nessa faixa etária, na prevenção de acidentes.
No último Censo realizado pelo IBGE, em 2010, a população de jovens foi reduzida a 24% do total. Por sua vez, os idosos passaram a representar 10,8% do povo brasileiro, ou seja, mais de 20,5 milhões de pessoas possuem mais de 60 anos; isto representa incremento de 400% se comparado ao índice anterior.

Com o aumento da população de idosos também existe uma maior preocupação em relação ao trânsito, dado que os idosos precisam redobrar a atenção. De acordo com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga SP), mil pessoas, na faixa dos 60 anos ou mais, morreram vítimas de acidentes de trânsito em 2015. De janeiro a agosto de 2016, já foram registrados 715 óbitos de idosos, sendo que desse total, 320 foram vítimas de atropelamentos. Em relação ao mesmo período do ano passado (jan a ago/15 e jan a ago/16), o número de óbitos se mantém estável, com apenas 2 mortes a menos em 2016.
O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito lançou, recentemente, a campanha “Estatísticas”, que visa conscientizar a população sobre a importância da mudança de comportamento no trânsito para a diminuição dos acidentes. Dentre os filmes apresentados, destaca-se a questão de atropelamento de idosos.
Mais informações no sitewww.vidadepreferencia.com.br.

Imagens: Divulgação
  • Neste ano já foram registrados 715 óbitos de idosos no trânsito, sendo que desse total, 320 foram vítimas de atropelamentos