“Construindo Música” inicia segunda fase na cidade

A música é o que há de mais democrático, conhecemos o mundo por meio dela e, sobretudo, funciona como uma ferramenta de percepção e expressão do que sentimos e pensamos, auxiliando no desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais. É nesse sentido que o projeto “Construindo Música” se desenvolve e chega a sua segunda fase em Pindamonhangaba. O acompanhamento pedagógico, que consiste em 18 encontros virtuais de formação, irá ajudar os educadores de 12 escolas públicas do ensino infantil de Pindamonhangaba a incorporarem ferramentas de musicalização em sua prática pedagógica junto a suas turmas. A iniciativa tem patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio.
Partindo da premissa de que as crianças aprendem melhor brincando e participando, o Construindo Música traz um olhar para o ser humano em sua integralidade pela música. Além disso, busca proporcionar experiências de autoconhecimento e percepção das interdependências existentes entre o eu, o outro, a sociedade e o planeta, por meio dessa importante ferramenta que agrada e encanta a todos, estimulando uma educação significativa, transformadora e prazerosa. O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afirmando o seu compromisso com a formação humana integral e inclusiva, voltada para o respeito e a preservação da natureza e tendo em vista os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil. O trabalho é feito com abordagens que desenvolvem as habilidades socioemocionais de educadores e crianças, transformam a cultura escolar, valorizam o “aprender fazendo”. Além disso, principalmente na infância, a música está relacionada ao movimento corporal e à brincadeira em grupo, sendo também uma forma de desenvolver habilidades físico-motoras, de convívio social e educação integral.
Construindo Música segue abordando diversos temas práticos e lúdicos, entre eles o reconhecimento de sons e de instrumentos musicais, atenção plena/meditação, construção de instrumentos a partir de materiais reutilizáveis – como o Tambor do Mar e de chocalhos -, dinâmicas e brincadeiras musicais, percussão corporal, reconhecimento de paisagem sonora, escuta atenta, imitação dos sons de animais, som/silêncio, intensidade dos sons e sons do corpo.
O projeto é incentivado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, com patrocínio da Novelis, e é executado pela Evoluir em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba. “O projeto é super inovador, ele usa a música para trabalhar as habilidades das crianças e faz uso do material reciclável na construção dos instrumentos, agregando bastante valor para as crianças, estendendo esse valor às famílias, que possuem acesso às atividades. É muito bom para a educação como um todo”, conta Alexandre Pereira, músico educador do projeto.
Para apoiar os educadores nas realizações das atividades com as crianças, disseminar ainda mais a ideia e os resultados e auxiliar nas atividades de musicalização, o projeto conta também com apresentações musicais que, este ano, ganharam um novo formato: vídeo-pilulas que serão publicados no canal do Construindo Música no YouTube.
“Ser parte da construção de um futuro melhor para todos é uma das ambições da Novelis. E não há maneira melhor para investir em um amanhã de mais prosperidade para todos do que por meio da educação. O Construindo Música tem nos ajudado a cumprir com este papel e somos muito gratos por isso e orgulhos dessa parceria”, comenta Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.
O projeto segue até novembro e conta com 3 músicos educadores para formação de 40 professores na cidade, beneficiando aproximadamente 800 crianças de 12 escolas públicas de Pindamonhangaba.

  • O projeto segue até novembro e conta com 3 músicos educadores - Créditos da imagem: Divulgação