Editorial : Os desafios da volta às aulas

Nesta edição vemos que a Secretaria Municipal de Educação adiou a retomada gradual das aulas presenciais na rede, que começaria na próxima semana. A decisão foi tomada por conta do aumento dos casos de Covid 19 e da nova variante do vírus que circula no país.

Desde o início da pandemia, há cerca de um ano atrás, as aulas presenciais são um assunto controverso. Se não há unanimidade sobre pontos básicos da pandemia, como a necessidade do distanciamento e uso de máscara, por exemplo, quando o assunto é educação e volta às aulas, o cenário se repete.

Maior do que a busca por um consenso, entretanto, são as reflexões acerca dos inúmeros desafios presentes no debate sobre a volta às aulas.

Durante a quarentena, houve grande diferença na oferta de educação à distância. No caso de Pindamonhangaba, a SEC se organizou para manter as aulas de forma online, com uma série de adaptações como entrega de conteúdos e materiais impressos, disponibilização de atividades em ambientes virtuais e até mesmo envio de atividades via redes sociais. A questão do acesso à tecnologia e à internet foi um enorme desafio.

Tudo já estava preparado para receber, aos poucos, os estudantes de volta ao ambiente escolar. Protocolos implantados, equipe preparada etc. Mas uma nova mudança no cenário nacional, adiou mais um pouco o retorno das crianças. O momento é de cautela.

Quando as coisas estiverem um pouco mais estabilizadas, a retomada será feita dentro de todas as normas vigentes. E aí também será levada em conta a dimensão emocional e psicológica não só dos alunos, mas também dos professores, coordenadores, diretores e de toda a equipe e comunidade escolar. Se o estresse e a ansiedade diante de mudanças nas rotinas, da falta de respostas claras sobre a pandemia e do futuro das aulas presenciais atingiu a todos, muitos podem ter experienciado situações ainda mais graves, como a perda de parentes em razão da Covid-19, diminuição da renda familiar e outros desafios.

Tudo isso deve e está sendo colocado na balança. Por enquanto, alunos, pais e comunidade escolar devem estar unidas para garantir acesso ao ensino e preservação da saúde de nossas famílias.