GCM realiza dois flagrantes em veículos com placa adulterada para fugir do pedágio
A Guarda Civil Metropolitana de Pindamonhangaba flagrou nesta semana duas ocorrências na Estrada do Atanázio referentes à passagem de veículo com placa adulterada com fita isolante pelo pedágio municipal visando fugir do pedágio da Rodovia Presidente Dutra.
Segundo o boletim de ocorrência, por volta da 7h40 da última quarta-feira (17), o motorista LCBS, 34 anos, passou pelo local com seu veículo, VW Fox de Taubaté. Ao suspeitar da autenticidade da placa dianteira, os agentes abordaram o condutor e constataram que a placa identificada na passagem do pedágio municipal apresentava as letras BKT e a documentação do veículo apontava para as letras DKT. Diante dos fatos, o autor e veículo foram conduzidos para o 2º Distrito Policial de Moreira César, onde o delegado Dr. Miguel Jacob Felipe Neto lavrou a ocorrência e apreendeu o veículo para perícia.
Em pesquisa realizada junto ao sistema de controle eletrônico do Pedágio Municipal, os agentes de fiscalização identificaram que o infrator já passou nove vezes pelo local cometendo reiteradamente a infração. “Essa prática vem acontecendo com certa frequência e nosso efetivo está nas ruas para flagrar, identificar e punir os praticantes de ato ilegal. Os motoristas visam burlar a fiscalização eletrônica para não receber multa”, afirmou o secretário de Segurança, Fabrício Pereira.
O outro flagrante aconteceu por volta das 4h40 da última terça-feira (16) quando um veículo da marca Fiat foi identificado da mesma forma, com adulteração das letras na placa dianteira com fita isolante.
Com o sistema eletrônico de cobrança e fiscalização, os veículos com placa de outras cidades são identificados e recebem prazo para regularização do pagamento do pedágio. Caso não seja regularizada, a notificação é convertida em multa e pontuação na carteira. Para driblar essa situação, motoristas com veículos inscritos em outros municípios realizam a alteração da letra ou numeração da placa. A adulteração de sinal identificador do veículo configura crime ao artigo 311 do Código Penal e o ato de evasão de pedágio infringe o artigo 209 do Código Brasileiro de Trânsito.
Com o objetivo de combater a ação ilegal, a Prefeitura de Pindamonhangaba está intensificando a fiscalização presencial através dos agentes de segurança e trânsito, realizando constantemente os flagrantes.