História : Carminha, uma abnegada e bondosa cidadã
Maria do Carmo dos Santos Gomes, a amada e conhecida “Dona Carminha de Coruputuba” ou “professora Carminha”, partiu para outra das Moradas do Senhor no dia 13 de abril de 2021. Faltavam aproximadamente três meses para seu aniversário. No dia 2 de julho completaria 86 anos. Infelizmente, sua saúde andava já debilitada. Foi assim que ela atendeu ao chamado do Pai, concluída sua missão por aqui…
Carminha terá sua memória perpetuada. Soube viver em favor do próximo. Foi guerreira do bom combate. Sua vida foi repleta de bons atos e exemplares atuações.
A lembrarão como bondosa vizinha, abençoada parteira, assistente social interessada na resolução de problemas sociais, vereadora preocupada em encurtar a distância entre o povo e o governo.
Recordarão a Carminha mestra, compromissada em iluminar de conhecimento seus discípulos; da Carminha profissional, que trabalhou incansavelmente no desempenho de suas funções; da cidadã voluntária engajada em projetos sociais; da Carminha trabalhadora pela Santa Casa de Pindamonhangaba; da Carminha salesiana, cooperadora na missão de Dom Bosco, uma cristã de impecável atuação junto à igreja divulgadora do cristianismo e da igreja em favor dos pobres e necessitados…
Não ficará esquecida a Carminha dos 60 anos de serviços prestados à Fábrica de Papel do igualmente benfeitor deste município, Dr. Cícero Prado. Pessoa a quem ela nutria profunda admiração, respeito e gratidão. Tanto que ela cuidava para que no jornal Tribuna do Norte não fosse esquecida a data 13 de março, aniversário do inesquecível “capitão da indústria”(Cícero Prado, além de responsável pelo desenvolvimento do Distrito de Moreira Cesar, fora grande colaborador das administrações municipais).
Incentivadora das boas práticas aos jovens, também haverá de ser lembrada como a jogadora de futebol. Num tempo muito mais difícil às mulheres interessadas em praticar essa modalidade esportiva, Carminha vestiu calção e camiseta e calçou chuteiras para defender em campo as rubras cores do time da fábrica, a gloriosa Associação Esportiva Industrial de Coruputuba – Pindamonhangaba.
Maria do Carmo dos Santos Gomes, com muita justiça, foi homenageada em vida por instituições locais e pessoas de seu convívio. Homenagens como a perpetuação de seu nome na denominação da biblioteca da Vila São Benedito, o recebimento da Comenda Medalha Honra Capitão Bicudo Leme, homenagem da Câmara Municipal e outras condecorações igualmente sinceras e oportunas.